sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tábua de Esmeralda (Jorge Ben)



Quem está acostumado a ver Jorge Ben Jor com a sua guitarra fazendo shows elétricos e deixando ninguém parado talvez não saiba que teve uma época em que ele tocava somente violão. Uma época que ele ainda era apenas Jorge Ben. Mas não era apenas um cara tocando violão. Ele inventou um modo de tocar. Era algo totalmente novo, que as pessoas nunca haviam visto antes. Não era samba, não era rock, com uma mão direita absurda batendo nas cordas em vez de dedilhá-las e às vezes usando uma afinação que ninguém entendia.  

Para se ter uma idéia, na década de 70, André Midani organizou um encontro de músicos brasileiros para recepcionar Eric Clapton, que estava de visita ao Brasil. Começou a rolar uma jam com todo mundo tocando violão. Aos poucos quem não conseguia acompanhar ia saindo da roda. No final ficaram só Eric Clapton, Jorge Ben e Gilberto Gil. O deus da guitarra pediu arrego, saiu da roda e ficou boquiaberto vendo Jorge e Gil fazerem miséria com seus violões. Desse encontro surgiu a inspiração de outro disco clássico (Gil & Jorge - Ogum Xangô) que saiu pouco depois.

Mas voltando ao assunto o ponto alto desse violão mágico do Jorge Ben saiu em 74. Influenciado pelos estudos na alquimia ele lança o Tábua de Esmeralda. Clássico dos clássicos da música brasileira. Não tem uma música ruim. É aquele disco que você ouve do início ao fim sem pular nenhuma faixa. Várias músicas desse álbum viraram clássicos da música brasileira como Os Alquimistas estão chegando, Menina Mulher da Pele Preta, Zumbi, Cinco Minutos, Homem da Gravata Florida, O Namorado da Viúva, etc.
Se um dia aparecer aquele cara chato que faz mil escalas por segundo e se acha o melhor violonista do mundo pede para ele tocar qualquer música desse álbum. Essa vai ser sua prova de fogo.


Vídeo da música "Os Alquimistas estão chegando"


Vídeo da música "O namorado da Viúva"



Disco: Tábua de Esmeralda
Artista: Jorge Ben
Ano: 1972
Destaques: Todas as músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário