quinta-feira, 19 de maio de 2011

Racional – Volume I e Volume II ( Tim Maia )

    

No início dos anos 70 era um sucesso atrás do outro. Depois de passar alguns anos nos Estados Unidos, Tim Maia trouxe para a música brasileira a soul music que havia conhecido nesse período no exterior. Em seu primeiro disco (1970) estourou com Azul da cor do Mar, Coronel Antônio Bento e Primavera. Os discos seguintes trouxeram mais sucessos. Não quero dinheiro (Só quero amar), Gostava tanto de você, Réu confesso. Quando ele apareceu em 1975 com um disco inteiro falando sobre um livro chamado Universo em Desencanto, que pregava uma seita chamada Cultura Racional, relacionada a contatos com seres extraterrestres, liderada pelo grão mestre varonil Manoel, a gravadora (Philips) recusou a lançá-lo.

Isso não o impediu de lançar o disco. Tim Maia criou seu próprio selo, o Seroma (abreviação do seu nome Sebastião Rodrigues Maia) e entrou de cabeça na divulgação da seita. Todas as letras falavam sobre ela. Mas as letras pouco importavam. O instrumental, que era absurdo, sim. Funk e soul de primeira, como nunca se havia escutado antes no Brasil. A voz (por causa da seita Tim havia parado com as drogas) estava impecável. A divulgação do disco foi difícil, a distribuição mais ainda. Os shows praticamente eram freqüentados apenas pelo pessoal da Cultura Racional, que iam de caravanas.

Nessa fase “racional” Tim lançou dois discos. Tim Maia Racional Volume I (1975) e Racional Volume II (1976). Após não ter conseguido ver disco voador nenhum e ter se desentendido com o grão mestre varonil Manuel, Tim larga a seita alegando que era tudo um trambique. Por causa disso renega os discos e os tira de circulação. O resultado é que os discos se tornaram raríssimos, sendo procurados até hoje por colecionadores do mundo inteiro. Algumas versões piratas vendidas posteriormente do Racional Volume I incluíram as músicas Ela Partiu e Meus Inimigos, que saíram originalmente em single (1977).
             
Massacrado pela crítica na época do seu lançamento hoje os discos Racionais Vol. I e Vol. II são considerados clássicos, tendo músicas como Imunização Racional, Bom Senso, Rational Culture, Queira ou Não Queira, O Caminho do Bem, entre outras sendo regravadas, tendo suas bases sendo usadas como samplers, ou animando festas e bailes do mais alto nível. 


                                                            Quer queira ou não queira




                                                                     Rational Culture
 

                                                                 Imunização Racional 



                                                                  O Caminho do Bem



Disco: Racional Volume I
Artista: Tim Maia
Ano: 1975
Destaques: Imunização Racional, Bom Senso, Rational Culture

Disco: Racional Volume II
Artista: Tim Maia
Ano: 1976
Destaques: Queira ou Não Queira, O Caminho do Bem, Guiné Bissau Moçambique e Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário