segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bloco do Eu Sozinho (Los Hermanos)




O primeiro disco dos Los Hermanos (1999) havia sido um sucesso. O mega-hit Anna Julia tocava de velório a micareta. Até o ex-beatle George Harrison chegou a participar de uma versão em inglês da música pouco depois. Todos esperavam um segundo disco seguindo essa direção. Mais ainda a gravadora (Abril Music) que investia pesadamente em bandas e artistas populares esperando um alto retorno comercial.

Para surpresa de todos e para a felicidade dos apreciadores da boa música, os Los Hermanos evitaram essa fórmula (do disco “comercial” com músicas “vendáveis”) e produziram talvez o disco mais influente da música brasileira nos últimos anos.

Para a gravação do segundo álbum a banda se refugiou em um sítio na região serrana do Rio. Nada de telefone, internet. A sonoridade musical havia mudado consideravelmente. As guitarras ainda estavam ali, mas o samba e outros estilos como o ska e o bolero iam surgindo faixa a faixa. Quando foi entregue o CD, produzido por Chico Neves, a gravadora recusou alegando que não tinha nenhuma faixa “radiofônica” e os arranjos eram ruins. A banda bateu o pé e se recusou a regravar o disco nos moldes que a gravadora queria.

O resultado disso foi que o Bloco do Eu Sozinho (2001) foi lançado sem apoio comercial, sem grande divulgação nas rádios, sem ajuda para a produção de clipes. Mas não precisava. Graças aos shows, pequenos no início, a banda foi conquistando o público. E era um público melhor que o da época da Anna Julia. Era um público que ia para ver a obra inteira e não apenas um único hit. E que obra! Era uma música melhor que a outra. Todo Carnaval Tem Seu Fim, A Flor, Casa Pré-Fabricada, Retrato pra Iaiá, Cadê Teu Suin, Sentimental, Veja Bem Meu Bem.

Lembro que fui ao show de lançamento do Bloco do Eu Sozinho na choperia do Sesc Pompéia. Não havia escutado o disco ainda. Achei sensacional ouvir essas músicas pela primeira vez, ainda mais ao vivo. A choperia do Sesc Pompéia é um lugar democrático. Não há divisões, camarotes, áreas vips, fica todo mundo no mesmo espaço. Ali no meio do povo estava o Tom Zé. No meio do show a banda faz uma interrupção para agradecer a presença ilustre. Agradecimento merecido já que Tom Zé foi uma das grandes influências para esse disco. O Bloco tem um pouco de Estudando o Samba (1976) do próprio. Tem também um pouco da banda americana Weezer. E um pouco de Chico Buarque. Pode ser considerado o clássico da música brasileira dos anos 2000. 


 Todo Carnaval Tem Seu Fim 


Retrato pra Iaiá


Sentimental



Disco: Bloco do Eu Sozinho
Artista: Los Hermanos
Ano: 2001
Destaques: Todo o Carnaval Tem Seu Fim, A Flor, Casa Pré-Fabricada, Retrato pra Iaiá, Cadê Teu Suin, Sentimental, Veja Bem Meu Bem.



2 comentários:

  1. É o meu álbum favorito dos Hermanos, por mais que a crítica diga que "o melhor" é o Ventura.

    E adorei o blog, está muito legal!

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  2. Obrigada pelo bom texto, estou cansada de ler, e ouvir, de pessoas desinformadas, que depois de Ana Júlia do Disco Los Hermanos, a banda não fez mais nada de bom, gente de mente pequena, não reconhecem o que é uma banda de talento de verdade, e eu gosto mesmo é do disco Ventura, embora o Quatro não seja nada mal, vamos esperar que agora depois deste retorno a banda produza um novo disco, pra matar nossa saudade.

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